Programação gratuita da Prefeitura de São Paulo proporciona espetáculos de qualidade no Vão Livre do MASP, em meio à magia da decoração natalina
São Paulo, dezembro de 2025 –O “Natal Iluminado” traz para a Avenida Paulista muita música de qualidade já na primeira semana de dezembro. Bela e os Tenores, Fabiana Cozza e os corais Madrigal, Africano e Patois se apresentam gratuitamente até domingo, no Vão Livre do MASP.
Ao mesmo tempo em que aprecia a Avenida mais famosa da cidade toda decorada, com 290 arcos, 231 árvores e 55 postes iluminados, o público pode acompanhar nesta sexta (5), às 18h, o Coral Madrigal, às 18h, com o espetáculo “Canto Encanto”. E no sábado (6), as apresentações especiais de Natal começam com o Coral Africano, às 12h, e a premiada cantora Fabiana Cozza, ícone do samba e MPB, que mostra seu talento a partir das 17h.
A tarde de domingo (7) terá a energia do Coral Patois, às 12h. Na segunda (8), é a vez do Mackenzie e seus Corais da Terceira Idade e da Universidade Aberta do Tempo Útil (UATU). Na terça (9) e quarta (10), se apresentam a Orquestra Brasileira de Música Jamaicana e o Coral Belém, respectivamente.
Tudo isso em cenário mágico preparado no MASP, com uma instalação artística composta por passarela aérea a 8 metros de altura e 32 metros de comprimento, uma árvore de Natal de 12 metros e iluminação cênica e interativa. Toda a programação é promovida pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa.
Quem quiser ainda pode visitar a Casa do Papai Noel, que tem trono, árvore decorada e fábrica de presentes, onde o Bom Velhinho está pronto para interagir com o público.
“A Avenida Paulista retoma o protagonismo na época natalina. A decoração tem muitas luzes e beleza, cheia de espaços para fotos e atrações culturais que celebram o Natal e valorizam o patrimônio histórico e as tradições artísticas paulistanas. É um evento para todos, com 100% dos espaços com acessibilidade”, afirma Totó Parente, secretário de cultura de São Paulo.
A cenografia da Paulista conta com apoio e participação de instituições culturais e empresariais como a Associação Comercial de São Paulo, Associação Viva Paulista, Banco do Brasil, Blue Note, Centro Cultural SESI Fiesp, Centro Cultural Coreano, Club Homs, Conjunto Nacional, Instituto Moreira Salles, Japan House, MASP, Casa das Rosas, SESC Paulista, Fundação Cásper Líbero, Shopping Cidade São Paulo e Shopping Pátio Paulista.
Natal democrático
O “Natal Iluminado” começou no dia 27 de novembro e tem mais de 300 atrações, incluindo áreas temáticas no Centro Histórico da capital. A Praça da Sé recebe um parque de brinquedos natalino, enquanto o Pateo do Collegio abriga um presépio especial.
A programação cultural se estende pelo Largo São Bento, Barão de Itapetininga e pelas ruas do Triângulo Histórico, que recebem Folias de Reis, cortejos natalinos e apresentações inspiradas em tradições populares brasileiras e latino-americanas.
Ao longo de dezembro, esses circuitos recebem atrações de música, dança, circo, DJs, contação de histórias e grupos da cena cultural paulistana. Um Natal do tamanho de São Paulo!
Toda a programação está disponível no site festas.prefeitura.sp.gov.br
Serviço:
PROGRAMAÇÃO NATAL ILUMINADO NA AV. PAULISTA
PRÓXIMA SEMANA – 5 a 10 de dezembro
Avenida Paulista
Local: MASP
5 de dezembro
18h – Coral Madrigal – Canto Encanto
6 de dezembro
12h – Coral Africano
17h – Fabiana Cozza
7 de dezembro
12h – Coral Patois
8 de dezembro
18h – Mackenzie e seus Corais da Terceira Idade e da Universidade Aberta do Tempo Útil (UATU)
9 de dezembro
18h – Orquestra Brasileira de Música Jamaicana
10 de dezembro
18h – Coral Belém
Sobre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa
A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) de São Paulo, fundada em 1935 como Departamento de Cultura e Recreação, promove a cultura e impulsiona a economia criativa da cidade. Com mais de 90 anos de atuação, valoriza a diversidade cultural, preserva patrimônios e forma profissionais para a indústria criativa. Com uma rede abrangente, a SMC administra 13 Centros Culturais, 7 Teatros Municipais, 20 Casas de Cultura, além da Casa de Cultura Cidade Ademar, que será inaugurada em 2025, 2 museus (sendo o Museu da Cidade de São Paulo – composto de 13 unidades – e o Museu das Culturas Brasileiras em fase de obras), 54 Bibliotecas de Bairro, 15 Pontos de Leitura e 15 Bosques de Leitura, 6 EMIAs (Escolas Municipais de Iniciação Artística) e 3 unidades da Rede Daora – Estúdios Criativos das Juventudes. A SMC ainda atende 104 equipamentos de cultura e CEUs por meio do PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância), PIÁ (Programa de Iniciação Artística) e Programa Vocacional.