Skatista tenta recordes mundiais em ação inédita no prédio do CAFF, em Porto Alegre; transmissão ocorre no SporTV 2 e na GE TV, a partir das 12h
Sandro Dias realizou testes nas últimas semanas, em Porto Alegre, na rampa mais alta do mundo (Crédito: Joerg Mitter / Red Bull Content Pool)
Uma lenda urbana ganha vida e o skate está prestes a escrever um novo capítulo em sua história. O Red Bull Building Drop leva, com apoio do Governo do Rio Grande do Sul, o lendário Sandro Dias, ícone mundial do skate e atleta Red Bull há 25 anos, a dropar em uma rampa gigante instalada na fachada do prédio do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), na capital gaúcha, ultrapassando limites, tentando recordes mundiais e redefinindo o que é possível no skate. A ação não será aberta ao público por questões de segurança do atleta, e será possível acompanhar todos os detalhes em transmissão ao vivo, a partir das 12h desta quinta-feira (25), nos canais SporTV 2 e GE TV.
O que antes fazia parte apenas do imaginário de todo gaúcho está perto de se transformar em realidade com adrenalina de sobra. Sandro vai testar os limites do que é possível na rampa mais ousada já construída – buscando recordes da modalidade. O sonho dos skatistas locais agora se transforma em realidade, impulsionando o esporte a níveis nunca vistos.
“Esse é um sonho que eu tenho há mais de dez anos, que eu compartilho com a galera do Rio Grande do Sul e de Porto Alegre – e que estou me preparando para realizar. Eu estive na cidade realizando testes na rampa, tenho feito outras preparações específicas ao longo dos últimos meses, estou cada dia mais confiante. Acredito que esse momento vai ser histórico e vamos levar o skate para um patamar nunca visto antes”, conta Sandro.
Amigos e familiares de Sandro acompanharam, de perto, alguns dos treinamentos do atleta. A skatista olímpica Yndiara Asp conta as expectativas para o grande dia: “Estou torcendo muito para o Sandro conseguir completar esse drop, estaremos assistindo e torcendo como se estivéssemos juntos, com os pés no skate. Ter presenciado ao vivo alguns testes foi impressionante, a dimensão da rampa é surreal! É uma daquelas coisas que parece impossível, até alguém fazer, no caso até Sandro fazer. É a história sendo escrita, um marco para o skate”.
O projeto nasceu de um sonho do atleta de mais de uma década. De lá para cá, foram anos de estudo e meses de preparação física e técnica. Durante os treinos, Sandro usou coletes com mais de 40kg para simular os efeitos de Força-G no corpo e testou altas velocidades em pistas de asfalto para simular o impacto dos ventos e entender a estabilização do skate. Em algumas sessões, contou com o apoio de motos da Honda, que puxaram o atleta para que ele alcançasse velocidades superiores a 120km/h.
Vestido com roupas e acessórios modernos da Prada Linea Rossa, Sandro combinará velocidade e segurança com vestuário de alto desempenho. Projetados para suportar as exigências extremas do feito, os inovadores tecidos leves e de vedação térmica aumentam seu conforto, mobilidade e eficiência aerodinâmica – tudo com um design contemporâneo inspirado no corpo humano e em seu movimento.
Conheça Sandro Dias
Com mais de três décadas de carreira, o paulista Sandro Dias, conhecido como “Mineirinho”, foi o terceiro skatista no mundo a acertar o 900º, sendo o primeiro a fazê-lo no meio de uma linha de competição. Essa conquista aconteceu nos X Games da América Latina, no Rio de Janeiro, em maio de 2004. Foi campeão mundial seis vezes, ganhou ouro nos X Games em 2006 e foi indicado ao Action Sports Hall of Fame em 2012. Em 2019, o hexacampeão mundial ainda protagonizou uma descida de skate na Ponte Estaiadinha, em São Paulo, a 30 metros de altura, em ação feita em parceria com a Red Bull.
Aos 50 anos, segue fazendo história e se consolida ainda mais como um pioneiro do skate ao dar vida à lenda urbana de dropar um prédio ‘skatável’, quebrando barreiras no esporte. Além das conquistas esportivas, o atleta dedica-se a projetos de impacto social por meio do Instituto Sandro Dias, em Santo André (SP), que promove o acesso ao esporte, fomenta a formação de novos talentos e prioriza o atendimento a crianças neurodivergentes. Mantém, ainda, o Sandro Dias Camp em Vargem (SP), iniciativa voltada à difusão do esporte, em especial do skate, entre o público jovem.
Sustentabilidade como pilar
Em parceria com Trashin e Gerdau, o Red Bull Building Drop vai destinar, de forma sustentável, cerca de 115 toneladas de resíduos da rampa. A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço e maior recicladora da América Latina, será responsável pela sucata metálica e a Trashin cuidará de cerca de 800 placas de madeira, garantindo que ao menos 90% dos resíduos não acabem em aterros sanitários. Parte da madeira será doada para ONGs locais e projetos sociais, e outra parte será aproveitada como biomassa (fonte de energia renovável).
A Red Bull entregará duas mini rampas de skate ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul, que escolherá as localidades em que serão instaladas. Além das duas minirrampas, está prevista a realização de duas edições do projeto Red Bull Do it Yourself, que realiza melhorias de rampas de skate pela cidade com a participação da comunidade.
Parceiros
O Red Bull Building Drop conta com apoio institucional do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e com a colaboração da Prefeitura de Porto Alegre e das marcas Prada Linea Rossa, Gerdau, Honda Motos, da cleantech gaúcha Trashin e da Feeling eventos, a maior empresa de infraestruturas para eventos da América Latina – reforçando o compromisso com inovação, cultura urbana e sustentabilidade.
Sobre a Red Bull
Inspirado pelas bebidas funcionais do Extremo Oriente, Dietrich Mateschitz fundou a Red Bull em meados dos anos 80. Ele desenvolveu não apenas um novo produto, mas também um conceito de marketing único e lançou Red Bull Energy Drink na Áustria, em 1º de abril de 1987. Atualmente, as bebidas energéticas Red Bull estão disponíveis em mais de 170 países. Para mais informações, acesse: www.redbull.com/br-pt/energydrink.
Ágora | redbull@agora.site