
Parte do programa global criado pela Maison em 1972, o encontro promoveu inclusão, visibilidade e networking para líderes empreendedoras
A Maison de champagne Veuve Clicquot promoveu ontem (16/9) a edição 2025 de BOLD Conversations by Veuve Clicquot, projeto internacional que tem como missão encorajar e inspirar líderes empreendedoras mulheres, de diferentes gerações. O evento, realizado no restaurante Vista Ibirapuera, contou com dois painéis e uma masterclass, assistidos por cerca de 60 mulheres donas de empresas em diferentes estágios de desenvolvimento.
Com o tema Liderança com coragem e inteligência emocional, apresentado pela jornalista Cris Guterres, os painéis reuniram mulheres que são referências nos setores de sustentabilidade, recrutamento, moda, hospitalidade e empreendedorismo feminino.

O primeiro painel, Pense BOLD, abordou como a ousadia e a inovação podem abrir novos caminhos nos negócios. As vencedoras do Bold Woman e Bold Future Award 2024, respectivamente Marcella Zambardino, fundadora da Positiva, e Mariana Torres, fundadora da Diversa Jobs, contaram como foi o encontro realizado este ano na França reunindo vencedoras de diferentes partes do mundo. “Pudemos ver que não estamos sós e como muitos dilemas que enfrentamos são os mesmos vividos por outras empreendedoras”, disse Mariana. Também neste painel, Catherine Petit, diretora-geral da Moët Hennessy no Brasil, destacou a riqueza do networking proporcionado pela plataforma Bold. “É inspirador ver o legado da Viúva Clicquot inspirando tantas mulheres nos negócios”, disse.

A força da experiência: maturidade e inteligência emocional como estratégia de negócios foi o tema do segundo painel. Lenny Niemeyer, cuja marca de moda-praia tem 35 anos, refletiu sobre como rejuvenescer a marca sem perder seu DNA. “Respeito as ideias da equipe de estilo, muito mais jovem do que eu, mas sempre reforço como devemos preservar nosso estilo”, contou. Melissa Fernandes, há 25 anos no setor de hospitalidade e hoje à frente da Teresa Perez Turismo, e Geovana Quadros, fundadora da Plataforma Mulheres Inspiradoras, lembraram da importância do networking. “Devo a minha carreira aos excelentes relacionamentos que preservei nesta jornada”, contou Melissa. A mediadora dos painéis foi Cris Guterres, jornalista, apresentadora e conselheira do Pacto Global da ONU.
Para finalizar, a Bold Masterclass teve Renata Rivetti, especialista em ciência da felicidade, falando sobre O poder da felicidade e da inteligência emocional nos negócios. Renata incentivou as convidadas a refletirem sobre seu propósito e como encontrar satisfação no trabalho. “Se amanhã não estivéssemos mais aqui, o que gostaríamos que tivessem escrito a nosso respeito? Qual legado deixamos?”, provocou.
Os temas escolhidos para a jornada foram baseados nos achados do Barômetro do Empreendedorismo Feminino, estudo proprietário realizado pela Veuve Clicquot no Brasil em 2023, inspirado no Barômetro Internacional conduzido globalmente pela Maison em 2019 e 2022. “Encontros como o BOLD Conversations ajudam as mulheres a terem coragem e ousadia, evitando a ‘síndrome da impostora’ que ainda acomete muitas de nós”, disse Catherine Petit, diretora-geral da Moët Hennessy no Brasil.
Sobre Bold by Veuve Clicquot – Um programa projetado para impacto
Desde 1972, o Veuve Clicquot Bold Woman Award (anteriormente conhecido como Business Woman Award) homenageia e destaca mulheres líderes que, graças ao seu talento, força e personalidade, construíram, assumiram ou desenvolveram um negócio.
A plataforma dá continuidade ao legado da Madame Clicquot, que, aos 27 anos, ao se tornar viúva, se consagrou uma das primeiras empresárias dos tempos modernos, quando corajosamente assumiu a Maison em 1805, em uma época em que as mulheres não podiam trabalhar ou votar. Seu espírito empreendedor, força e confiança a fez expandir os negócios para os quatro campos do mundo, trazendo inovações que revolucionaram a forma de elaboração do champagne.
Em 2024, após um hiato de 13 anos, o Bold Woman Award by Veuve Clicquot voltou a ser realizado no Brasil, tendo premiado as empresárias Marcella Zambardino, da Positiv.a, e Mariana Torres, da Diversa Jobs, vencedoras respectivamente do Veuve Clicquot Bold Woman Award e do Bold Future Award.
Visite: www.veuveclicquot.com/en-int/bold-by-veuve-clicquot/about
Sobre a Veuve Clicquot
A história da Veuve Clicquot é de audácia, criatividade e espírito empreendedor. Em 1805, Madame Clicquot assumiu as rédeas da Maison após a morte de seu marido, em uma época em que as mulheres não tinham sequer conta bancária própria. Com coragem, revolucionou o setor: inventou a “table de remuage”, criou o primeiro champagne vintage e o primeiro rosé blended. Reconhecida como “La Grande Dame de Champagne”, Madame Clicquot sonhava grande e projetou sua marca para o mundo. Mais de dois séculos depois, esse mesmo espírito segue inspirando mulheres que desafiam o status quo e redefinem o sucesso em seus próprios termos, assim como Madame Clicquot fez.