Evento está mantido para o dia 27 de setembro com transmissão na Globo e Canal Combate para todo o Brasil
Vitor Belfort não vai mais lutar no Spaten Fight Night 2. O atleta teve constatada uma concussão de grau 3 e não terá mais condições de participar do evento, no dia 27 de setembro, em São Paulo, contra Wanderlei Silva. Belfort se machucou durante um treinamento preparatório para a luta e, após uma série de avaliações médicas, com a realização de diversas ressonâncias magnéticas e tomografias, recebeu a recomendação de uma junta médica formada por especialistas brasileiros e americanos de não voltar aos ringues neste ano.
O Dr. Jorge Pagura, presidente da Comissão Médica e combate à Dopagem da CBF, professor de neurocirurgia, e especialista pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN), comentou o ocorrido: “O atleta Vitor Belfort apresentou, durante os treinamentos, um quadro de concussão cerebral, com importantes sintomas durante o último episódio, associado a alterações dos exames de imagem. Pelo ocorrido, não há previsão do retorno do mesmo em tempo hábil para participar do combate do dia 27 de setembro. Somente após reavaliações periódicas clínicas, de imagem e de funções cerebrais, é que será definido o seu retorno à prática esportiva específica”.
“Antes de tudo, lamentamos o ocorrido e torcemos pela pronta recuperação do Vitor. Estamos dando todo o suporte para ele e sua equipe no momento e, infelizmente, lesões fazem parte do dia a dia dos atletas. Sabemos das expectativas das pessoas em torno dessa revanche, porém, em primeiro lugar está a integridade física dos lutadores”, afirma Cinthia Klumpp, diretora de marketing de Spaten.
“Vocês não imaginam o quanto estou chateado com essa situação, mas sei que isso é algo que pode acontecer com qualquer atleta. Estava me preparando para dar um grande espetáculo ao público e aos fãs da luta, com uma nova vitória. Infelizmente, esse imprevisto aconteceu e agora preciso focar na minha recuperação. Podem ficar tranquilos de que o meu retorno aos ringues e, especialmente essa revanche, vão acontecer assim que eu estiver 100%”, declarou Vitor Belfort.
O evento
A segunda edição do Spaten Fight Night – evento black tie para convidados e que será transmitido via Globo, Canal Combate e Globoplay para todo o país – segue confirmado para o dia 27 de setembro. O anúncio do novo adversário de Wanderlei Silva, com detalhes do combate, vai ocorrer neste domingo, 7 de setembro, como destaca Klumpp: “a escolha do novo adversário para a luta principal da noite com Wanderlei Silva se baseará em critérios técnicos que atenderão às expectativas do público e resgatam a valorização e seriedade das artes marciais”.
“Lamento que a revanche que eu esperei 27 anos e me preparei tanto não vai acontecer agora. Mas, como nunca fugi de luta alguma, estou sempre pronto para o meu próximo desafio. Podem ter certeza de que o Spaten Fight Night ainda vai contar com uma grande luta do Cachorro Louco seja com quem for. E um recado ao meu adversário: ‘saiba que ainda aguardo uma revanche contra você’”, comentou Wanderlei Silva.
A organização confirma que a revanche foi reprogramada para 2026, já acertada com os dois rivais, assim que Belfort receber liberação médica.
As demais lutas do card seguem inalteradas, com os duelos entre: Beatriz Ferreira, defendendo o título mundial de boxe no Brasil pela primeira vez, contra a uruguaia Maira Moneo, valendo o cinturão peso-leve (61kg) da Federação Internacional de Boxe (IBF); Hebert Conceição e Yamaguchi Falcão, pela disputa de cinturão brasileiro de boxe na categoria peso médio (74kg); e Thiago Manchinha, atual campeão pela organização Shooto Brasil, contra Wanderson Barcellos, detentor do cinturão pela MAC – Martial Arts Championship, em uma disputa de MMA.