Evento promovido pelo IDIS discutirá mudanças climáticas, tecnologia, modelos de financiamento e os rumos da filantropia no contexto da policrise
São Paulo, 30 de setembro de 2025 – Sob o tema ‘Esperançar’, alcunha criada pelo educador Paulo Freire, que transformou a esperança em verbo de ação e motor para a transformação social, o Fórum Brasileiro de Filantropos e Investidores Sociais chega à 14ª edição, no próximo dia 1º de outubro, em formato híbrido, com transmissão online em tempo real e gratuita. Realizado pelo IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social, em parceria com o Global Philanthropy Forum (GPF), o encontro é o principal espaço de diálogo da comunidade filantrópica no Brasil, reunindo, anualmente, líderes nacionais e internacionais para debater estratégias, compartilhar experiências e fortalecer o investimento social privado no país.
O escritor indígena Daniel Munduruku abre o evento com a plenária “O esperançar é ancestral”, trazendo uma reflexão sobre pertencimento, a relação da humanidade com o tempo e nosso papel na construção de um futuro mais solidário e sustentável. Na sequência, o painel “Esperançar em tempos de mudanças climáticas” aborda o envolvimento da filantropia com essa causa às vésperas da COP30, com participação de Alice Amorim (COP30), Patricia McIlreavy (Center for Disaster Philanthropy), Viviana Santiago (Oxfam Brasil) e Malu Nunes (Fundação Grupo Boticário de apoio à Natureza). O ponto de vista empresarial também ganha espaço com o painel “Empresas semeando transformações”, que terá Murilo Nogueira, da Fundação Bradesco, Keyla Copes, da Fundação Sicredi, Fátima Lima, da Fundación MAPFRE, e Helen Pedroso, do Grupo L’Oréal, e no painel “Reverberando impactos: a geração de valor na cadeia filantrópica” com Aron Zylberman (Instituto Cyrela), David Saad (Instituto Natura), Alejandro Alvarez von Gustedt (Rockefeller Philanthropy Advisors) e Thaís Nascimento (Gife). Destaque também para a filantropos individuais, como Tânia Haddad, presidente do conselho deliberativo do Insper, e a participação virtual da cantora Ivete Sangalo, que apresenta a sua organização, o Instituto Ivete Sangalo, construído com o apoio da consultoria do IDIS.
Entre os destaques internacionais está David Kyuman Kim (Being Human), que questionará o público sobre o que significa ser humano, o ponto de partida da esperança. e Haverá, ainda, a exibição da websérie Transformando Territórios, um painel com os vencedores do Prêmio Empreendedor Social 2024, em parceria com a Folha de S.Paulo e um debate sobre como monitoramento e avaliação são elementos chave para o desenvolvimento territorial.
A tecnologia também terá espaço com a plenária “Inovações e tecnologia: da distopia à utopia”, com lideranças da Fundação Itaú, Fundação ArcelorMittal e ImpulsoGov. O Fórum se encerra com o painel “Interdependência e resiliência: o esperançar é coletivo”, que apresentará um panorama local, latinoamericano e global, com representantes da Perifa Connection, TerritoriA (Colômbia), Skoll Foundation (EUA) e mediação de Paula Fabiani, CEO do IDIS.
“Diante da complexidade da policrise mundial, é fácil sentir-se paralisado, com o horizonte do futuro encoberto pela incerteza, mas não podemos apenas esperar. Mais do que nunca, é tempo de agir, colaborar, mobilizar forças e acreditar que um mundo com mais equidade é possível. A filantropia é um farol, guiando a direção de novas alternativas e possibilidades, transformando esperança em movimento.”, destaca Fabiani, sobre esta edição do evento.
O 14º Fórum Brasileiro de Filantropos e Investidores Sociais conta com o apoio master da Fundação Bradesco, Fundação Itaú, Fundação Sicredi e Movimento Bem Maior, além do apoio ouro da ArcelorMittal e da Fundación MAPFRE, apoio prata da Charles Stewart Mott Foundation, e apoio bronze da Fundação Bracell, Fundação Grupo Volkswagen, Fundação José Luiz Setúbal e do Instituto Sicoob. O UNICEF é apoio institucional do evento que conta, ainda, com os parceiros de mídia da Revista Alliance e a Stanford Social Innovation Review Brazil.
Serviço:
Fórum Brasileiro de Filantropos e Investidores Sociais 2025 – Esperançar
Data: 01/10/2025
Horário: 9h às 18h30
Transmissão online gratuita
Inscrições: Sympla
Confira a programação completa:
9h – Abertura
9h35 – O esperançar é ancestral
- Daniel Munduruku | Escritor e Diretor presidente do Instituto UKA – Casa dos Saberes Ancestrais
10h – Esperançar em tempos de mudanças climáticas
- Alice Amorim| Diretora de Programa da Diretoria Executiva da Presidência da COP30
- Patricia McIlreavy | Presidente e CEO do Center for Disaster Philanthropy
- Viviana Santiago | Diretora Executiva da Oxfam Brasil
Moderação: Malu Nunes | Diretora-executiva na Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza
10h50 – Empresas semeando transformações
- Fátima Lima | Diretora de Sustentabilidade da MAPFRE no Brasil e Representante legal da Fundación MAPFRE no Brasil
- Murilo Nogueira | Diretor Administrativo e Financeiro da Fundação Bradesco
- Keyla Rodrigues | Gerente de Responsabilidade Social na Fundação Sicredi
Moderação:Helen Pedroso | Diretora de Responsabilidade Corporativa e Direitos Humanos Grupo do L’Oréal no Brasil
11h40 – Reverberando impactos: a geração de valor na cadeia filantrópica
- Aron Zylberman | Diretor Executivo do Instituto Cyrela
- David Saad | Diretor-presidente do Instituto Natura
- Alejandro Alvarez von Gustedt | Vice Presidente Europe da Rockfeller Philanthropy Advisors
Moderação: Thais Nascimento | coordenadora de programas do GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas)
14h05 – Humanidade: a origem da esperança
- David Kyuman Kim | Fundador e Diretor da Being Human
14h20 – Em conversa com…
- Tania Haddad | Presidente do Conselho Deliberativo do Insper
14h50 – Esperançar e não esperar: monitoramento para a construção de pontes
- Ana Fontes | Fundadora da Rede Mulher Empreendedora (RME) e do Instituto RME
- Jessie Krafft | CEO da CAF America
- Letícia Born | Diretora Associada, Global e América Latina na Co-Impact
Moderação: Wesley Matheus | Secretário de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas e Assuntos Econômicos do Ministério do Planejamento e Orçamento
15h40 – Transformando Territórios: histórias de impacto
16h10 – Prêmio Empreendedor Social: vencedores 2024
- Jorge Júnior | Fundador e CEO da Trampay
- Simony César | Fundadora e CEO da Super NINA
- Valmir Ortega | Fundador da Belterra Agroflorestas
Moderação: Eliane Trindade | Editora do Prêmio Empreendedor Social na Folha de S.Paulo
16h40 – Inovações e tecnologia: da distopia à utopia
- Eduardo Saron | Presidente da Fundação Itaú
- Camila Valverde | Diretora Executiva da Fundação ArcelorMittal
- João Abreu | Diretor Executivo da ImpulsoGov
Moderação: Pedro Rossi – vice-presidente e economista chefe do Global Fund for a New Economy
17h30 – Interdependência e resiliência: o esperançar é coletivo
- Felipe Bogotá | Diretor Executivo na TerritoriA
- Daniela Grelin | Diretora Executiva do Pacto Global Rede Brasil
- Thuane Nascimento (Thux) | Diretora Executiva do PerifaConnection
Moderação: Paula Fabiani | CEO do IDIS
18h30 – Encerramento
Sobre o IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social
O IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social- foi fundado em 1999, e é uma organização social independente. É a primeira organização a apoiar estrategicamente os investidores sociais no Brasil. Seu objetivo é inspirar, apoiar e ampliar o investimento social privado e seu impacto, promovendo ações que transformam realidades e contribuem para a redução das desigualdades sociais no país. Tem a sua atuação apoiada na geração de conhecimento, consultoria e realização de projetos de impacto, que contribuem para o fortalecimento do ecossistema da filantropia e da cultura de doação.