_________
Rio de Janeiro, dezembro de 2025 – O icônico Baile de Carnaval do Copacabana Palace celebrará a “Brasilidade” em 2026 com o tema: “.Br”. Destacando a essência complexa da identidade brasileira em suas mais diversas formas, o Baile do Copa 2026 convida os foliões a uma profunda imersão cultural pelo país.
À frente da concepção do Baile pelo 4º ano, o diretor criativo Gustavo Barchilon traz ao evento sua visão inovadora e sofisticada com o desafio de representar toda a pluralidade brasileira em uma única noite. Sua inspiração surge da necessidade de ir além dos estereótipos, buscando os signos que, de fato, traduzem o que se entende como Brasil. O conceito da festa estabelece, ainda, uma conexão direta com o novo prédio anexo, que passa por grande renovação e resultará em uma nova experiência Copa de sofisticação e contemporaneidade.
Os salões do Copa simbolizarão a arte, a natureza, a memória, a música, a espiritualidade e o prazer que formam a cultura brasileira. A festa promete uma experiência sensorial única em ambientes que contam as histórias e os contrastes do país com decoração assinada pelo talentoso Daniel Cruz. Uma das salas fará um alerta sobre a crise ambiental brasileira, contrastando a condição do Brasil como país com a maior biodiversidade do mundo com o tema da extinção. Neste espaço, os convidados encontrarão estampas de animais ameaçados em uma sala envelopada de espelhos que reforça a reflexão.
Outro ambiente prestará homenagem aos 130 anos do Teatro Amazonas, um símbolo de riqueza e sofisticação no Norte do país, em um diálogo perfeito com a tradição e charme do Copacabana Palace, no Rio. A raiz indígena e a conexão com a terra serão representadas em uma sala que remete à obra “O Guarani”, que abriu o Teatro Amazonas, e que terá elementos de tribos indígenas, conectando a terra com o “guardião”. A pluralidade de ritmos brasileiros aparece em um espaço que mistura as raízes diversas da música nacional. No Golden Room, a fé brasileira será representada por amuletos que representam a espiritualidade e a crença do povo brasileiro.
Por fim, a varanda do hotel será dedicada aos sabores que moldam a identidade brasileira e carregam as histórias do país, com destaque para a banana, que representa a doçura do tropicalismo, e a pimenta, com a expressão da intensidade e força do paladar brasileiro.
O Baile do Copa “.Br” acontecerá no dia 14 de fevereiro de 2026, e promete entregar uma celebração inesquecível da identidade brasileira em uma experiência única e imersiva.
Serviço:
BAILE DO COPA 2026
Das 22h às 5h
14 de fevereiro
Dress code: Black Tie ou fantasia de luxo
Copacabana Palace – Av. Nossa Senhora de Copacabana, 327, Rio de Janeiro – Rio de Janeiro
Valor: A partir de R$ 3.750,00 – Sympla
SOBRE A BELMOND
A Belmond nasceu da paixão por conectar viajantes exigentes com as propriedades, destinos e jornadas mais extraordinárias do mundo. De hotéis e trens a cruzeiros fluviais e lodges de safári, o Slow Luxury da Belmond convida os hóspedes a descobrir um novo ritmo de viagem, onde podem desfrutar do tempo, se envolver com a cultura local e se conectar com a natureza e as pessoas ao redor por meio de experiências incomparáveis e histórias inesquecíveis. Com um legado de mais de 45 anos, desde a aquisição do Hotel Cipriani em Veneza, em 1976, a Belmond cresceu e se tornou uma coleção global de 44 propriedades distribuídas por 25 países e territórios. Destinos excepcionais conectados por jornadas lendárias são a essência da Belmond, onde o caminho para chegar a um lugar é tão importante quanto o próprio destino. Pioneira no conceito de slow travel, a Belmond opera o Venice Simplon-Orient-Express desde 1982. Ao longo dos anos, expandiu seu portfólio para incluir resorts à beira-mar intocados, como o Maroma, na Riviera Maya, refúgios históricos, como a Villa San Michele, aos pés das colinas de Florença, ícones urbanos, como o Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, e portais para Patrimônios Mundiais da UNESCO, como o Hotel das Cataratas, no Parque Nacional do Iguaçu, no Brasil. Como guardiã de propriedades icônicas, a Belmond se compromete a preservar o passado para construir um novo legado: o patrimônio do futuro. Trabalhando em colaboração com comunidades locais, talentos regionais e alguns dos mais respeitados chefs, designers e artistas do mundo, a Belmond continua sua missão de perpetuar a lendária arte de viajar. Desde 2019, a Belmond faz parte do LVMH (Moët Hennessy Louis Vuitton), o maior grupo de luxo do mundo.
Siga a Belmond: Instagram • Youtube • Facebook • Visite o Belmond Media Hub