Bravura Cinematográfica anuncia o encerramento das filmagens de “Chorão: Só os Loucos Sabem”, filme sobre o líder do Charlie Brown Jr.

José Loreto vive o ícone do rock nacional em produção dirigida por Hugo Prata e Felipe Novaes

José Loreto nos bastidores das filmagens de “Chorão: Só os Loucos Sabem

Crédito: Ariela Bueno
 

São Paulo, outubro de 2025 – O longa-metragem “Chorão: Só os Loucos Sabem”, que retrata a vida e a trajetória artística do líder do Charlie Brown Jr., acaba de encerrar suas filmagens. Dirigido por Hugo Prata e Felipe Novaes, o filme tem José Loreto no papel do icônico cantor e compositor.

Rodado entre agosto e outubro, o projeto teve diárias em Santos — cidade natal de Chorão e berço da cena que marcou sua carreira — e em São Paulo. O encerramento das filmagens aconteceu durante um show do DZ6, cover oficial do Charlie Brown Jr., onde foram rodadas as cenas da banda. Na ocasião, o público pôde assistir, em primeira-mão, José Loreto no papel de Chorão, vivendo no palco a energia de um ícone do rock nacional.
 

O roteiro, assinado por Duda de Almeida (“Sintonia”“Angela”), é inspirado no livro “Se Não Eu, Quem Vai Fazer Você Feliz? – Minha história de amor com Chorão”, escrito por Graziela Gonçalves. No filme, Graziela é interpretada pela atriz Nanda Marques.
 

“Chorão: Só os Loucos Sabem” mergulha na vida do artista que transformou dores e paixões em poesia urbana. Em Santos, entre o skate e os palcos, Chorão encontrou em Graziela uma presença marcante, que atravessou sua vida pessoal e criativa. É nesse encontro entre amor, rebeldia e vulnerabilidade que nasceram músicas capazes de traduzir uma geração, consolidando o Charlie Brown Jr. como uma das maiores bandas de rock do Brasil.
 

Produzido pela Bravura Cinematográfica, com coprodução da Globo Filmes e distribuição da Downtown Filmes, o longa tem estreia prevista para 2026.
 

FICHA TÉCNICA:

Direção: Hugo Prata e Felipe Novaes

Roteiro: Duda de Almeida

Elenco: José Loreto, Nanda Marques, Pedro Tirolli, Kiko Marques, Georgette Fadel, Leopoldo Pacheco, Lara Córdulla, Ondina Cais, Marcelo Várzea, Felipe Souza, Thiago Briant, PH Azevedo e Rafael Lozano.

Produção Executiva: Daniel Caldeira e Fabio Zavala

Diretor de Fotografia: Marcelo Trotta, ABC

Diretor de Arte: Marcelo Escañuela

Figurino: Carolina Agresta

Maquiagem: Mary de Rosemary Paiva

Montagem: Tiago Feliciano, AMC

Trilha Sonora Original: Otavio de Moraes

Som Direto: George Saldanha

Edição de Som e Mixagem: Eric Ribeiro Christani, A3pS

Produção: Fabio Zavala e Hugo Prata

Coprodução: Globo Filmes

Distribuidora: Downtown Filmes

Produtora: Bravura Cinematográfica

Sinopse: “Chorão: Só os Loucos Sabem” mergulha na vida do líder da banda Charlie Brown Jr., artista que transformou dores e paixões em poesia urbana. Em Santos, entre o skate e os palcos, Chorão encontrou em Graziela uma presença marcante, que atravessou sua vida pessoal e criativa. É nesse encontro entre amor, rebeldia e vulnerabilidade que nasceram músicas capazes de traduzir uma geração, consolidando o Charlie Brown Jr. como uma das maiores bandas de rock do Brasil.
 

Sobre a Bravura Cinematográfica
Fundada em 2013 pelos sócios Hugo Prata e Fabio Zavala, a Bravura Cinematográfica é uma produtora dedicada à criação e produção de conteúdo audiovisual. Entre seus projetos estão “Elis” (2016), cinebiografia da cantora Elis Regina dirigida por Hugo Prata, e a minissérie “Elis – Viver é Melhor que Sonhar” (Globo, 2019). O filme fez grande sucesso de público e crítica, e acumula mais de 35 prêmios nacionais e internacionais. Já a série foi indicada ao Emmy Internacional 2020. Em 2021, lançou o documentário “Chorão: Marginal Alado” sobre a vida do vocalista do grupo Charlie Brown Jr., que ganhou os prêmios de “Melhor Documentário da 43ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e de “Melhor Documentário do 48º Festival Sesc Melhores Filmes”. Em 2023 lançou o longa-metragem “Angela”, sobre a história da socialite Ângela Diniz, coprodução com a STAR Productions e distribuição da Downtown Filmes. Desde 2013 a Bravura produz conteúdo para parceiros como TV Globo, FOX Film, Disney Entertainment, Star Productions, Downtown Filmes, Amazon, Globo Filmes, Grupo Viacom, Paramount, Telecine, Netflix, Globoplay, Canal Brasil, O2 Play, Paris Filmes e Canal Arte 1, sempre buscando aliar qualidade artística e resultado comercial.

Sobre a Globo Filmes

Construir parcerias que viabilizam e impulsionam o audiovisual nacional para entreter, encantar e inspirar com grandes histórias brasileiras. É assim que a Globo Filmes atua desde 1998 como a maior coprodutora e uma das maiores investidoras do cinema brasileiro. Em 2023, completou 25 anos e chegou à marca de mais de 500 filmes no portfólio e mais de 260 milhões de público acumulado. Como produtora e coprodutora, seu foco é na qualidade artística e na diversidade de conteúdo, levando ao público o que há de melhor no cinema brasileiro: comédias, romances, infantojuvenis, dramas, aventuras e documentários. A filmografia vai de recordistas de público, como ‘Minha Irmã e Eu’ e ‘Os Farofeiros 2’, duas das maiores bilheterias nacionais pós-pandemia, ‘Tropa de Elite 2’ e ‘Minha Mãe é uma Peça 3’ – ambos com mais de 11 milhões de espectadores – a sucessos de crítica e público como ‘2 Filhos de Francisco’, ‘Marighella’, ‘Que Horas Ela Volta?’, ‘Pedágio’ e ‘Carandiru’, passando por longas premiados no Brasil e no exterior, como ‘Cidade de Deus’ – com quatro indicações ao Oscar – e ‘Bacurau’, que recebeu o prêmio do Júri no Festival de Cannes.

Sobre a Downtown Filmes

Fundada em 2006, a Downtown Filmes é a única distribuidora dedicada exclusivamente ao cinema brasileiro. Desde 2011, ocupa a posição da distribuidora número 1 no ranking de filmes nacionais. De 2006 até hoje, vendeu mais de 50% de todos os ingressos de filmes brasileiros lançados. Até março de 2024, a Downtown Filmes lançou 158 longas nacionais, que acumularam mais de 180 milhões de ingressos vendidos. Entre os maiores sucessos da distribuidora estão “Minha Mãe É Uma Peça 1, 2 e 3”, estrelados por Paulo Gustavo; “De Pernas Pro Ar 1 e 2”, e “Loucas Pra Casar”e “Fala Sério, Mãe!” com Ingrid Guimarães; “Chico Xavier”, “Elis”, “Minha Vida em Marte” com Paulo Gustavo e Mônica Martelli, “Cine Holliúdy 1 e 2”, “Simonal”, “Mussum, O Filmis” e “Os Farofeiros 1 e 2” com Maurício Manfrini e Cacau Protásio.