Aos 62 anos, Ralph Fiennes mergulha em novo papel com transformação física impressionante e fala sobre cena de nudez em O Retorno

Com treinamento intenso durante dois meses, ator britânico vive Odisseu, personagem com corpo exposto e feridas abertas na obra que estreia nos cinemas em 4 de setembro.
 

Ralph Fiennes como Odisseu em O Retorno, de Uberto Pasolini | Divulgação: O2 Play

DOWNLOAD DO TRAILER DUBLADOAQUI
ASSISTA AO TRAILERAQUI

DOWNLOAD DO CARTAZ AQUI

São Paulo, setembro de 2025 – O filme O Retorno, que estreia no dia 4 de setembro nos cinemas brasileiros com a distribuição da O2 Play, tem Ralph Fiennes como Odisseu, em seu retorno ao reino de Ítaca, uma década após a Guerra de Tróia.
 

Aos 62 anos, o ator britânico aparece nu em uma das cenas, mostrando um momento de vulnerabilidade total do personagem, e marca também a entrega física e emocional do ator ao papel.
 

Para o filme, Fiennes topou o desgaste psicológico, a transformação corporal e, claro, a nudez frontal sem cortes. Segundo fala do ator para o Daily Mail, “No roteiro estava claro, a nudez. Em A Odisseia, ele joga fora seus trapos, então estava claro que eu tinha que mostrar meu corpo.”, comenta. Ainda, ele revelou que seguiu uma dieta rigorosa baseada em proteínas, carboidratos, legumes e muita água, e ressaltou que fez treinos físicos intensos ao longo de dois meses e meio, evitando totalmente álcool e doces durante o processo. “Tive que me comprometer de verdade. E não foi só pela nudez, era sobre como o corpo conta a história do personagem naquele momento”, disse ele ao jornal.
 

Ralph Fiennes como Odisseu em O Retorno, de Uberto Pasolini | Divulgação: O2 Play

Mais atlético, o ator aparece com corpo mais definido do que nunca, e o visual surpreende especialmente quem ainda guarda na memória sua recente atuação em Conclave no papel que lhe rendeu indicação ao Oscar 2025.

Ralph Fiennes como Odisseu em O Retorno, de Uberto Pasolini | Divulgação: O2 Play

Sinopse

Distante durante 20 anos, Odisseu volta a Ítaca, abatido e irreconhecível após a Guerra de Tróia. Encontra o reino em desordem. Sua esposa Penélope vive cercada por pretendentes gananciosos e seu filho Telêmaco, interpretado por Charlie Plummer, enfrenta ameaças de morte de quem também busca ocupar o poder. Em uma produção mais humanizada, o diretor Pasolini e os roteiristas John Collee e Edward Bond optaram por narrar a etapa final da odisseia sem os deuses e seres míticos que estão presentes no poema de Homero. Preferiram mostrar as feridas físicas e mentais de Odisseu como resultado de décadas envolvido em guerras.
 

Sobre a distribuidora O2 Play

A O2 Play é dirigida por Igor Kupstas sob a tutela de Paulo Morelli, sócio da O2 Filmes. A distribuidora faz parte do grupo O2, que também tem como sócios o cineasta Fernando Meirelles e a produtora Andrea Barata Ribeiro.
 

Em atividade desde 2013, a O2 Play se diferencia das demais distribuidoras por trabalhar, além do cinema, TV e vendas internacionais, o VOD (Video on Demand) – licenciando conteúdo para além de 30 plataformas digitais.

Já foram mais de 80 filmes lançados em cinemas, entre títulos brasileiros premiados, como Sócrates e Chorão – Marginal Alado, e internacionais, em parceria com a Netflix, como O Irlandês, Dois Papas, Não Olhe Para Cima, Bardo, Pinóquio por Guillermo Del Toro – estes dois últimos indicados ao Oscar® 2023, Priscilla e Elis & Tom, Só Tinha de Ser com Você.

A lista de longas ainda inclui parcerias com a MUBI: Annette, que abriu o Festival de Cannes 2021 e conquistou o Prêmio de Melhor Direção, Crimes of the Future, que estreou no Festival de Cannes 2022, o vencedor do Oscar® 2022 de Melhor Filme Internacional Drive My Car, o vencedor do Prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes 2022 Holy Spider, o indicado ao Oscar® 2023 de Melhor Ator Aftersun, o indicado ao Oscar® 2023 de Melhor Filme Internacional Close e o indicado ao Oscar® 2024 de Melhor Filme Internacional Dias Perfeitos.

Mais informações no site da O2 Play.