Evento ocorre no Centro Cultural Penha dias 27 e 28 de setembro e também conta com oficina de games, concurso de cosplays e criação de HQs
São Paulo, setembro de 2025 – Os amantes da cultura geek podem extravasar toda sua nerdice em setembro. A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, realiza nos dias 27 e 28 de setembro, no Centro Cultural Penha, a 8º edição do Penha Geek. Com entrada gratuita, os dois dias de festival contam com programação especial a partir das 12h. O público pode contar com exposições de quadrinhos, áreas dedicadas a boardgames, palestras, shows, concursos de cosplay valendo prêmios, e convidados especiais – como a atriz Angela Dippe e a cartunista e ilustradora Laerte Coutinho.
Atriz, apresentadora e dubladora, Angela Dippe, mais conhecida como Penélope no programa infantil “Castelo Rá-Tim-Bum”, contará histórias dos bastidores e reflexões da trajetória na TV Cultura e sua contribuição para a formação cultural e diversão das crianças e jovens dos anos 90 e 2000 no sábado (27), das 15h às 16h.
Os fãs do programa também poderão matar as saudades e deixar a nostalgia prevalecer com cenários instagramáveis inspirados no Castelo disponíveis nos arredores do Penha Geek, entre eles a banheira cenográfica do icônico ratinho do programa, roupas e cenários das Passarinhas e elementos que remetem diretamente à estética mágica do Castelo.
Também sábado (27), das 13h às 14h, Laerte Coutinho, uma das mais renomadas cartunistas do Brasil, conversa com o público sobre sua trajetória nas artes gráficas, televisão e militância LGBTQIAP+. Uma das maiores referências na cultura brasileira atual, Laerte criou, entre tantos personagens icônicos, os “Piratas do Tietê”, que marcaram época nas tirinhas de jornais, dando uma sacudida na sociedade com humor e reflexões sobre liberdade artística e identidade.
Por sua vez, no domingo (28), Rute Helena Fuscella, intérprete de libras, artista visual e autora da HQ “Ponto Azul”, conversa com o público no Teatro Martins Penna sobre inclusão e acessibilidade nos quadrinhos e na arte, das 14h às 15h. Rute foca em desenvolver pinturas digitais, ilustrações e materiais acessíveis para pessoas com algum tipo de deficiência. Sua HQ autoral estará disponível no Penha Geek com Libras, audiodescrição, braille e em audiolivro.
Programação extra conta com Flash Tattoo, jogos de tabuleiro e RPG, Vale dos Artistas e outras atividades
Além de reunir nomes influentes da cultura geek brasileira, o 8º Penha Geek abre espaço para diversas dinâmicas que podem ser aproveitadas durante todo o funcionamento da edição.
No sábado (27), com certeza, é um dia para você curtir, realizar sonhos, fazer novas conexões e sair diferente do que você entrou. Das 12h às 20h, o Centro Cultural Penha reúne, no segundo andar, artistas, autores e artesãos no Vale dos Artistas, impulsionando a economia criativa e promovendo novos talentos da área, e sessões de RPG de mesa com mestre.
No hall da Biblioteca José Paulo Paes, acontece uma mediação de leitura de quadrinhos junto com a exposição de acervo de HQs nacionais e internacionais, em que você pode levar um quadrinho novo para casa, e um espaço aberto para “Criação coletiva de HQs” com a participação de todos os frequentadores do evento.
Enquanto no hall do Teatro Martins Penna, entre as atividades abertas durante todo o sábado do Penha Geek, estão uma monitoria de jogos de tabuleiro modernos conduzida pela Gibiteca Balão, com boardgames de diferentes mecânicas e temáticas (por exemplo, ancestralidade afrobrasileira, azulejos portugueses e ataque de monstros em Tóquio), e a exposição “Em cartaz”, uma ambientação cenográfica que recria uma clássica sala de cinema, com bilheteria, tapete vermelho e exibição de cartazes icônicos da história do cinema pop.
No 4° andar, o público maior de 18 anos pode sair literalmente diferente, com o Flash Tattoo Geek feito por Shady. As tatuagens com os modelos pré-escolhidos são de desenhos em referências a animes, jogos, séries, filmes e à cultura do universo da Tattoo.
E achou que não teria concurso? No sábado (27), das 16h às 18h, o Concurso de Cosplay oficial do Penha Geek revela o melhor cosplayer, valendo premiação. Domingo (28) também é dia de competição, com o Concurso de K-Pop em dois horários: uma das 14h às 15h e a última das 16h30 às 18h, em que grupos e dançarinos solo sobem ao palco para mostrar suas coreografias impactantes, misturando performance, estilo e técnica. Todos os concursos acontecem no Teatro.
Palestras de empreendedorismo e oficinas criativas entram na programação
Mais do que se divertir, o evento também reconhece a força mercadológica e o impacto econômico da cultura pop e nerd no Brasil e no mundo, sem contar nos potenciais talentos que a cidade guarda para si.
A 8ª edição do Penha Geek conta com uma parceria inédita entre os profissionais do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas), que vão palestrar sobre empreendimento em games e desenvolvimento de E-games no sábado (27), apresentando o mercado de games no Brasil e pontos básicos sobre empreendedorismo nessa indústria.
No primeiro dia do evento, há também outras oficinas, como “Oficina de Game e Level Design – Criando desafios com o jogo Jokenpô” para entender os principais elementos que fazem um game existir, das 12h às 16h, separado em quatro turmas de 1h cada, no Ateliê Rosana Paulino; e “Oficina de pintura de miniatura em 3D: Mini Pokémon” abordando e explicando todas as etapas do processo deste hooby, desde a preparação, pintura e finalização, das 14h às 15h30 e das 16h às 17h30, no FabLab.
No dia 28 de setembro, é a vez da “Oficina de Criação de Tiras Quadrinísticas” para todos os amantes de quadrinhos e que sonham em criar uma produção autoral. A oficina é introdutória e leva os participantes a explorarem os conceitos básicos de narrativa visual, construção de personagens e composição de cenas, desenvolvendo histórias curtas com criatividade e humor. A oficina tem turma única, das 14h às 15h30, no Ateliê Rosana Paulino.
Shows celebram músicas e trilhas clássicas da cultura geek
Bandas renomadas do universo geek/nerd também estão entre os destaques e tocam no palco Martins Penna, botando todos para cantar canções clássicas e marcantes de games, séries e filmes símbolos da cultura geek. Por exemplo, no sábado (27), Cruzador Fantasma se apresenta com sua potência Heavy Metal e Hard Rock; enquanto no domingo (28), quem encerra o Penha Geek 2025 é a Banda Akatsuki, com mais de 10 anos de estrada, reverencia a cultura pop japonesa com uma performance vibrante e repertório afiado do Jazz Rock.
A programação completa do Penha Geek 2025 você confere abaixo. Informações e atualizações gerais estão disponíveis nas redes sociais e no site da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Consulte online os acervos da biblioteca da cidade aqui.
Serviço:
Atração: 8º Penha Geek
Quando: 27 e 28 de setembro, das 12h às 20h
Local: Centro Cultural Penha – R. Largo do Rosário, 20 – Penha
Classificação Indicativa: Livre
Ingressos: Grátis
Programação: Veja toda a programação clicando aqui.
Sobre a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB)
A Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB) é um núcleo filiado à Secretaria de Cultura e Economia Criativa da cidade de São Paulo, responsável direta pela administração de 84 equipamentos culturais ao redor da cidade, incluindo 54 bibliotecas de bairro – além da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato e as bibliotecas Jayme Cortez e José Paulo Paes dentro dos Centros Culturais da Juventude e Penha, respectivamente – e 29 Serviços de Extensão estabelecidas em praças e parques por meio dos Pontos e Bosques de Leitura. Tendo origem desde a década de 30 como Divisão de Bibliotecas do Departamento de Cultura e reajustada como CSMB desde 2007, tem como objetivo integrar todas as bibliotecas públicas municipais e tornar mais eficiente o desenvolvimento de suas políticas, serviços e estrutura informacional. A fim de promover iniciativas que atendam às necessidades de prover amplo acesso à informação, cultura, leitura e produção de conhecimento, a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas promove em seus espaços cursos, oficinas e atrações artísticas mensais e gratuitas para todos os públicos – por meio de programas como “Biblioteca Viva”, “Feira de Trocas de Livros”, “Pegue, Leve e Leia”, “Bibliotecas Temáticas” – e o primeiro serviço de streaming gratuito de leitura – o BiblioSP, que conta com mais de 17 mil livros para leitura online e download.
Sobre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa
A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) de São Paulo, fundada em 1935 como Departamento de Cultura e Recreação, promove a cultura e impulsiona a economia criativa da cidade. Com mais de 90 anos de atuação, valoriza a diversidade cultural, preserva patrimônios e forma profissionais para a indústria criativa. Com uma rede abrangente, a SMC administra 13 Centros Culturais, 7 Teatros Municipais, 20 Casas de Cultura, além da Casa de Cultura Cidade Ademar, que será inaugurada em 2025, 2 museus (sendo o Museu da Cidade de São Paulo – composto de 13 unidades – e o Museu das Culturas Brasileiras em fase de obras), 54 Bibliotecas de Bairro, 15 Pontos de Leitura e 15 Bosques de Leitura, 6 EMIAs (Escolas Municipais de Iniciação Artística) e 3 unidades da Rede Daora – Estúdios Criativos das Juventudes. A SMC ainda atende 104 equipamentos de cultura e CEUs por meio do PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância), PIÁ (Programa de Iniciação Artística) e Programa Vocacional.